quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Veja os documentos apresentados pelo Facebook para sua abertura de capital: Lucrativo, mas caro.



Esperada como a maior IPO (Initial Public Offering, ou oferta inicial de ações) da área da tecnologia de todos os tempos, o Facebook apresentou o formulário necessário para a operação à U.S. Stocks Exchange, o órgão equivalente à Comissão de Valores Mobiliários no Brasil.

Neste documento (cujo conteúdo pode ser conferido aqui), o Facebook pretende arrecadar de 5 a 10 bilhões de dólares. A título de comparação, a Google arrecadou 1,7 bilhão de doláres no primeiro dia após a IPO.

A operação, que contará com o auxílio dos bancos de investimento Morgan Stanley, J.P. Morgan e Goldman Sachs, lançará no mercado papéis correspondente às operações da empresa que conta com 845 milhões de usuários ativos e receitas de 3,7 bilhões de dólares em 2011.

Em comparação com outras IPOs recentes de tecnologia, o Facebook se mostra superior às do Groupon e Yahoo, mas inferior às do Google e Linkedin.

Outro dado que chama atenção é que 85% de sua receita advém de publicidade, e esta fórmula poderá ser uma dificuldade a longo prazo para a empresa, que terá como missão variar a diversidade de sua fonte de lucro.

Clique aqui e leia na íntegra o formulário S-1 apresentado pelo Facebook à U.S. Stock Exchange.

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