quarta-feira, 11 de abril de 2012

O lado oculto do BacenJud: Como empresas estão burlando o Poder Judiciário


O BacenJud é o instrumento que o Poder Judiciário, por intermédio do Banco Central do Brasil, dispõe para eletronicamente requisitar informações de contas-corrente, além de bloquear, desbloquear ou transferir valores de pessoas e réus em processos judiciais.

O Conselho Nacional de Justiça percebeu que algumas empresas, de forma a burlar o sistema do BacenJud, estavam depositando seus recursos financeiros em cooperativas de crédito, sendo estas instituições financeiras que não são manejáveis através do BacenJud, conforme esclarece esta nota do Jornal Valor Econômico.,

O advogado Alexandre Atheniense destaca em um de seus artigos que, na fase III do BacenJud, serão incluídas as cooperativas de crédito no sistema.

É de se questionar: Quais outras formas não estão submetidas ao controle do BacenJud e podem, de forma alternativa, serem utilizadas de forma imoral para desviar deste instrumento do Poder Judiciário?


  • Corretoras de valores: Estas instituições financeiras realizam verdadeiro contrato de depósito com seus clientes. As contas são facilmente iniciadas, existindo corretoras que, inclusive, permite que a abertura de conta seja totalmente realizada por meio eletrônico, sequer sendo necessário comparecer à sede da empresa, como é o caso da Corretora MyCAP, de âmbito internacional e que começou suas atividades no Brasil há cerca de três anos.
  • Clubes de investimento: Associações sem fins lucrativos em que participantes depositam dinheiro junto à uma corretora para investir em grupo no mercado de ações, conta esta que é gerida por um dos participantes. Esta metodologia oportuniza que um dos participantes oculte valores ou transfira à conta de outros participantes, de forma a burlar o BacenJud.
  • Associações de poupança e empréstimo: Constituídas sob a forma de sociedade civil de propriedade comum de seus associados, estas estruturas organizacionais estão aptas a emitir letras, cédulas, títulos, e seu passivo é constituído também de depósitos em caderneta de poupança.
Percebe-se que o sistema BacenJud ainda deve englobar várias outras modalidades, de forma a alcançar o pleno objetivo de satisfazer a demanda judicial.

3 comentários:

  1. O BACENJUD está extrapolando esse instrumento que é o confisco online porque é uma forma muito cômoda e fácil de roubar o cidadão. Digo ROUBAR porque muitas das vezes as cobranças do BACENJUD são incrementadas com multas e juros que multiplicam por várias vezes a dívida de suas vítimas, entretanto como toda ação tem uma reação, muito em breve se irá perceber que o sistema bancário Brasileiro tornou-se por esse motivo um dos mais inseguros do mundo inclusive por causa do confisco do PLANO COLLOR de triste memória, e por isso mecanismos de defesa já estão se montando e que ficarão fora do alcance dessa instituição LADRA que é o BACENJUD. Um desses mecanismos poderia ser a conversão de dinheiro em BITCOINS a serem carregados em um cartão internacional, outra poderia ser a abertura de contas no Paraguai com a consequente emissão de um cartão BLACK que é um cartão de débito carregavel com o dinheiro depositado em conta. Pode-se também usar a velha fórmula dos LARANJAS, sem obviamente cruzar CPFs, já que os experts em burlar o BACENJUD não são bobos. Seja qual for a fórmula muito e breve ela será popular até que apareça uma projeto de lei que limite ou talvez impeça essa nefanda ferramenta de ROUBO.

    ResponderExcluir
  2. Hj em dia é bem fácil abrir conta em banco e corretoras internacionais, foda-se esse judiciário ladrão, mancomunado com bancos ainda, vão roubar na PQP. Faz uns 5 anos q tô na justiça pq o banco queria me cobrar 100% a mais do que eu devia qd fui fechar a conta, até hj com o nome sujo por causa desses FDP, ainda bem q não sou burro. Depois q descobri o trading achei a fonte infinita do $$$, agora esses FDP vão ver, vou fazer eles gastarem mais do que eles acham q eu devo fazendo essa ação subir até o STF, e graças a Deus por ter irmão, irmã, pais que dá pra usar a conta deles, ou abrir outra no nome deles e usar. Não paguem o que vcs acham q não devem, nem sejam roubados e com a intimidade invadida, conta no exterior é o luxo.

    ResponderExcluir