sexta-feira, 22 de junho de 2012

Califórnia proíbe que empregadores solicitem de seus funcionários senha de redes sociais




A Assembléia Legislativa da Califórnia aprova lei que proíbe que empregadores ou agenciadores de emprego solicitem acesso às contas pessoais de redes sociais de seus funcionários.

O projeto de lei foi proposto dias após congressistas terem proposto legislação similar no nível federal, ideia esta que foi originada de diversos relatos de empregadores solicitando as senhas de funcionários ou entrevistados para vagas de emprego.

O Estado de Maryland já tinha aprovado, meses atrás, lei similar proibindo o pedido de senhas, além de outros três Estados americanos já terem legislação com esta previsão.

A legislação federal, que poderia vincular os demais Estados dos EUA, foi incentivada pela American Civil Liberties Union, porém encontra algumas críticas, entre elas a que não abrange estudantes ou universitários em relação aos administradores das instituições de ensino.

O acesso a dados pessoais não é um problema trivial, tendo em vista que a cessão de senhas poderia permitir que o empregador tivesse acesso a mensagens privadas do Facebook, fotos e até emails.

O Facebook já se manifestou publicamente sobre a questão, anunciando que estas referidas solicitações dos empregadores consistem em violação ao Termo de Direitos e Responsabilidades da empresa, que expressamente veda o compartilhamento ou solicitações de senhas por terceiros.

Em junho de 2009, a cidade de Bozeman, em Montana, estreou nas manchetes da mídia local ao descobrirem que o formulário de proposição a empregos perguntava pelo login e senha dos potenciais candidatos em sites de relacionamentos sociais, incluindo Facebook, Twitter, Youtube e Google.
O jornal Calgary Herald reportou, também, similar incidente no Canadá.

Fonte: Wired

Nenhum comentário:

Postar um comentário