sábado, 13 de abril de 2013

Veja a lista de palavras monitoradas pela China no Skype



Jeffrey Knockel, estudante de graduação da Universidade de New Mexico em Albuquerque, 
conseguiu quebrar a proteção da versão chinesa do Skype (Tom-Skype) e descobrir uma lista de palavras ativamente monitoradas pelo Partido Comunista da China.

O TOM-Skype é uma versão desenvolvida especificamente para o mercado chinês em parceria com a empresa original, mas decorreu de uma exigência do Estado chinês para que o software pudesse ser usado no país.

Porém, dentre as modificações, foi descoberta esta forma de monitoramento velado das conversas dos usuários chineses do programa.

Os detalhes podem ser conferidos completos foram pode ser conferida aqui (http://www.businessweek.com/articles/2013-03-08/skypes-been-hijacked-in-china-and-microsoft-is-o-dot-k-dot-with-it#p1).

Consultamos a lista de palavras e encontramos alguns termos bastantes interessantes que mostram os pontos fracos da ideologia do partido chinês:


Occupation SFC, Chang'an Avenue, Wenzhou, Shanghai, Financial Street - Demonstra a preocupação do governo chinês com o Movimento Occupy (http://en.wikipedia.org/wiki/Occupy_movement), que deflagrou diversas passeatas e protestos em 82 países, incintando o repúdio às grandes corporações e ao sistema financeiro. O primeiro e mais conhecido foi o Occupy Wall Street, ocorrido em 17 de setembro de 2011 com a participação de 1.100 cidadãos.

Nine Commentaries - Os Nove Comentários do Partido Comunista é uma coletânea de editoriais que criticam a ideologia e retratam o surgimento do partido.

Falun Dafa e Falun Gong - Prática de meditação de aprimoramento da mente e do corpo repudiada pelo Partido Comunista a partir de 1990, quando os funcionários do governo chinês começaram a praticar e seguir seus ditames de forma considerável e excessiva, às vistas do partido.

Tiananmen Square slaughter of - Refere-se ao protesto pacífico ocorrido na Praça da Paz Celestial em 1989, quando o Exército Popular de Libertação reprimiu a manifestação e declarou lei marcial. O número de mortos no incidente é estimado de 400 a 7 mil, dependendo da fonte.

Beijing Ferrari car accident - Diz respeito a acidente envolvendo uma Ferrari que supostamente estaria sendo dirigida pelo filho de um Oficial do Partido Comunista. Após o incidente, todos os termos relativos a este acontecimento foram censurados nas mídias sociais. Não há fotos do acidente, o que caracterizaria um encobrimento do incidente promovido pelo Partido.

A lista completa pode ser consultada em http://cs.unm.edu/~jeffk/tom-skype/dlist-4.0/LATEST.plain .

Esta lista demonstra o interesse do Estado chinês em temas aparentemente usuais, mas que guardam uma carga política apta a incomodar a ideologia reinante no país.


Demonstra também a tentativa do governo de encobrir e até coibir qualquer tipo de discussão sobre os temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário