domingo, 27 de maio de 2012

Acionistas estão processando Facebook pelo fiasco da IPO


A menos de um mês da abertura do capital do Facebook, novos acionistas estão processando a empresa multibilionária alegando omissões na prestação de informações obrigatórias que antecedeu a operação.

Os acionistas dizem que a empresa não informou todos os detalhes relevantes necessários à apresentação à Securities and Exchange Comission - SEC, órgão de competência semelhante à Comissão de Valores Mobiliários no Brasil.

Enquanto alguns estão processando a bolsa de valores NASDAQ, por supostos error nas operações, outros acionistas estão processando a empresa, seus diretores e os bancos de investimento que administraram a operação, entre eles Morgan Stanley, JP Morgam, GOldman Sachs, Merril Lynch e Barclays Capital.

Segundo afirmam, o principal erro foi que o Facebook não divulgou a previsão de redução de receita futura, tendo em vista que estariam sofrendo uma séria e profunda redução no crescimento dos lucros, porque os usuários estariam deixando de utilizar computadores tradicionais para acessar a rede por dispositivos móveis.

Considerando que a fonte de receita do Facebook é a publicidade, que é reduzida em acessos por dispositivos móveis, os acionistas alegam que o prospecto direcionado aos novos investidores contém grave omissão.

É possível ver a ação na íntegra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário