sexta-feira, 4 de maio de 2012

Programas de caça-níqueis ilegais são distribuídos livremente pela Internet


Artigo escrito por Wilfredo Pacheco

Nas vésperas de definir os últimos detalhes para o início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito a respeito do envolvimento de Carlinhos Cachoeira com agentes públicos, é importante analisar as raízes dos recursos que motivaram tamanha repercussão.

Conforme já foi apurado através da CPI dos Caça-Níqueis e pela operação Monte Carlo da Polícia Federal, grande parte do dinheiro sujo foi obtido mediante a exploração ilegais de máquinas de caça-níqueis e vídeo-bingo.

Porém, o que deve ser levado em conta tanto pelos membros da CPI quanto pela Polícia é que a maioria dos programas necessários para estas operações estão disponíveis na internet, ao livre acesso de qualquer um que queira operar tais atividades.

Constatamos que a maioria das máquinas são, em verdade, computadores antigos (devido ao preço reduzido) e modificados para serem acomodados em gabinetes de madeira, acoplados com o chamado "noteiro", que, na gíria das quadrilhas do ramo, é o dispositivo responsável por recolher e verificar automaticamente o valor das notas de dinheiro depositadas nas máquinas.


Computadores dos mais antigos podem ser utilizados para essa finalidade, haja vista que não é necessário muito recurso de informática para a execução de programas básicos de caça-níquel, a maioria desenvolvidos por brasileiros na linguagem Clipper ou mesmo pela tecnologia Flash.

Conforme consta no relatório da CPI dos Caça-Níqueis, o noteiro é a peça mais cara da máquina irregular, chegando a R$ 150,00.

Assusta, porém, o fato de que tais noteiros são de importação restrita, mas são livremente comercializados dentro do país através do site de leilões virtuais Mercado Livre, como é possível averiguar através de simples consulta ao endereço http://lista.mercadolivre.com.br/noteiro.

Constatamos, porém, que o programa necessário para executar as funcionalidades na máquina são amplamente disponibilizados para download para qualquer um que realize uma pesquisa mais aprofundada no Google.

Os arquivos, chamados "matrizes", vez que são inicializadas por boot direto da máquina, geralmente estão disponibilizados em sites de armazenamento de arquivos nas nuvens, como o 4shared.com, e podem ser instalados em qualquer computador, por mais antigo que seja, conforme se pode verificar neste endereço: http://www.4shared.com/dir/18187540/7b6ff95a/sharing.html



Os programas mais conhecidos são o Halloween, que já conta com as versões 1, 2, 3, 4, 5, 5 EX, entre outras variações.

Por si só, as matrizes não são suficientes para realizar uma construção típica de máquina caça-níquel, mas já é uma grande facilidade para quadrilhas e operadores ilegais.

Ademais, em alguns dispositivos, sequer é necessário a utilização e compra do noteiro, podendo os recursos serem repassados ao dono do bar, por exemplo, e por uma simples habilitação por controle remoto ou por um dispositivo aconado por chave, a máquina pode ter seu uso liberado ao apostador.

Importa destacar esses fatos no contexto atual de apuração da CPI, para que a Polícia coíba outros focos de operação de potenciais quadrilhas ou utilizadores destes jogos de azar.

Alguns especialistas em máquinas caça-níqueis mais ousados inclusive disponibilizam seus contatos pessoais para, caso necessário, seus serviços sejam contratados.

Pela análise que fizemos dos softwares, se tratam indubitavelmente de jogos de azar, pois não dependem em nada da habilidade do jogador e as máquinas são programadas para captar de 70% a 90% dos valores apostados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário